Ajuda para redundância de roteamento

Olá pessoal,

Estou mundando a estrutura da rede para dar mais segurança e estabilidade para a mesma que está configurada da seguinte forma.

Os servidores estão em um segmento de rede separado das estações de trabalho. Neste seguimento tenho dois servidores de autenticação LDAP que validam os usuários para entrar na rede. Este segmento está atrás de um roteador que os liga com o segmento onde estão as estações.

O roteador tem como gateway o servidor de internet/firewall/proxy que está ligado com nosso link de internet que distribui o sinal para as estações (ele está no mesmo segmento das estações).

O meu problema é o seguinte: Se por algum motivo preciso desligar ou reiniciar o servidor de internet, perco o acesso aos servidores no outro segmento de rede.

Gostaria de criar uma rota alternativa, para que quando isso acontecer, usar outro roteador para que a rede continuasse comunicando.

Qual a melhor solução para um caso assim? Alguém pode dar uma força?

Obrigado

Pedro
User Linux # 398043