openoffice X KDE X acentuação

Pessoal,

quando tenho um arquivo acentuado no konqueror e clico nele para abrir com o
openoffice ele abre normalmente. Mas se já estou com um arquivo aberto e
clico em outro arquivo, também acentuado, o arquivo não abre e diz que o
mesmo não foi encontrado e no lugar dos caracteres acentuados aparece uma ?.

Isto só acontece quando uso clicar em um arquivo via algum gerenciador de
arquivos do KDE. Se abro diretamente pelo openoffice ou pelo terminal não tem
problema.

O que pode ser isto?

Valeu
Inte