Re: virtualização do windows e emulacao de programas no linux

A maioria dos aplicativos desenvolvidos em VB e Delphi, tido como
comerciais rodam sob o WINE, mas voce precisará de orientação mais
perita, porque podem haver obstaculos que podem ser removidos para que
uma aplicação rode melhor no WINE. Certa vez ajudei uma softhouse a
melhorar a compatibilidade com o WINE com um problema simples de
resolver com relatórios produzidos com o quickrepor/delphi.

O Xen é com certeza a melhor opção para virtualizar o windows inteiro,
mas voce também pode ter problemas. Tentei instala-lo por aqui, mas
esbarrou num problema com driver NVIDIA com o qual não consegui
resolver. Por essa razão, tudo depende.

Virtualização completa pode ajudar, mas precisam ser máquinas rápidas,
daí minha sugetão é o VMWARE ou VIRTUALBOX. O VirtualBOX tem um
recurso chamado "seamless" que permite não ver o desktop inteiro do
Windows, apenas a aplicação. Por exemplo, voce pode rodar o IE sem
necessáriamente ver aquele fundo "teletubbies" e menu iniciar.

Se a necessidade do cliente for rodar apenas o sistema comercial, o
WINE é uma solução bem melhor porque não requer uma licença de
Windows. A virtualização é bacana, mas requer hardware apropriado.

[]'s e boa sorte.