Re: Res: servidor de impressao

Paulino Kenji Sato escribió:
Uma coisa que pouca gente sabe, para um cliente (linux) imprimir via
CUPS não e necessário rodar o cupsd na estação, somente no servidor.
Só precisa do cups cliente na estação, e uso de uma variável de
ambiente para definir a impressora (e do printcap para
compatibilidade).
ex.:
CUPS_SERVER=192.168.0.1
/etc/printcap
printer|printer:rm=192.168.0.1:rp=printer:

Ou senão é só instalar o pacote "cupsys-client" e configurar o arquivo /etc/cupsys/client.conf com a seguite linha:

ServerName	xxx.yyy.zzz.ttt

Ou até mesmo:

ServerName nome.do.servidor.dominio.com

O interessante de ter o CUPS daemon nas estações é que as impressoras se "auto-instalam" (particularmente não sou fã disto, não custa nada criar o client.conf); então é só instalar o daemon e cada PC que o tiver instalado e também uma impressora configurada no CUPS, propagará esta impressora para os outros daemons.

Bem, esta propagação pode ser configurada por clientes, sub-redes, etc, etc... dá para ter bastante controle sobre o sistema de impressão.

Mas enfim, é um assunto "delicado" e para terminar, aí vai um curioso fragmento que me conforta quando alguém vem me dizer que instalou a impressora no Windows Vista, mas não pôde imprimir dos 2 lados da página automaticamente:

"I had already experienced being on the receiving end of a nondisclosure agreement, when someone refused to give me and the MIT AI lab the source code for the control program for our printer. (The lack of certain features in this program made use of the printer extremely frustrating.)"

Para ler o resto, visitem: http://www.gnu.org/gnu/thegnuproject.html

Saudações.
--
Miguel Da Silva