-----Mensagem original-----
De: Miguel Da Silva - Centro de Matemática [mailto:mdasilva@fing.edu.uy]
Enviada em: terça-feira, 26 de fevereiro de 2008 13:05
Para: dup
Assunto: Re: Monitores de rede

Gustavo Goulart wrote:
> Olá Lista,
>
>  Estou precisando de uma ferramenta para monitorar
> minha rede, faz mais ou menos uns 2 meses que a
> performace da mesma tem diminuido e muito.
>  Ja tentei IPTRAF e outros, mais para mim nada
> satisfatorio.
>
>   Alguém sabe de alguma ferramenta que verifique
> portas TCP e UDP, endereços IPs, gere relatórios de
> tráfego por IP e em qual porta, faça um mapeamento de
> toda a rede. Com esses dados acho que eu poderia
> descubrir cavalos de troia, mal uso da rede ... etc
>
>  agradeço ajuda ....
>

> ##############################
> [...]

Você poderia usar nmap para investigar portas abertas nos PC's da rede.
Além do mais seria muito conveniente o uso do tcpdump.

É necessário ter em consideraçao que se sua rede é "switched" entao vai
ser necesario contar com um "lugar" nada rede onde você possa realmente
analizar todo o tráfego dela. Para isto nada melhor do que o firewall
e/ou gateway.

Outra sugestao... se for possível avalie a compra de um switch que tenga
interface de controle (costumam dizer "management interface"). Entao com
um switch assim (dependendo de onde ele estiver instalado) você pode ver
todo tráfego da rede sem problemas; seria possível também cortar o
tráfego em determinadas portas para ver como reage a rede, etc, etc...
vale a pena. hehe.

E sobre mapeamento da rede... nao há nada melhor que papel e caneta e um
"tester" de cabos UTP. Já vi muitas mensagens aqui na lista perguntando
sobre isto, mas nunca vi um resposta que trouxesse um software "que
resolvesse o problema". Se você quiser se aventurar na construçao do seu
  "testador de cabo UTP" é só visitar esta página:
http://www.sbprojects.com/projects/utptester/utptester.htm

Boa sorte.
--
Miguel Da Silva