Debian etch com som baixo

Olá pessoal...
Eu estou com muita dificuldade...pois eu sou novo no linux e no debian tb...eu sai do ubuntu e vim para o debian...
Achei o debian mais seguro do que o ubuntu...
Enfim...eu já executei alsamixer pra ver se dava pra aumentar o volume...mas não tive exito...
alguns me falaram que eu teria que compilar e tal pra instalar um pacote...mas como eu disse não sei como se faz essas coisas...
a única coisa que sei é que o driver é alguma coisa intel...heheheheh....
uso debian etch....
Por favor me ajudem...obrigado