Re: A rede cai

On 20-02-2008 12:53, Gledston Reis wrote:
[...]
> Como falei antes duas placas eth0 e eth1, recebo pela eth0 um ip
> válido da embratel eth1 é minha rede interna, o problema é que
> simplismente do nada a navegaçao para.
>
> Depois de alguns minutos ela volta a funcionar, depois para de novo.
> Pensei que eram as placas de redes, substitui por duas 3com
> (10/100/1000) mas não resolveu. Liguei o cabo UTP do roteador direto
> na eth0, depois que fiz isso não parou mais.

	O que você quer dizer com pára?

	O que o tcpdump diz?
	O que o iptraf mostra?

	Numa outra mensagem você disse que a sua configuração de
rede tinha:

iface eth0 inet static
 address 189.xxx.xxx.2
 netmask 255.255.255.192
 network 189.xxx.xxx.0
 broadcast 189.xxx.xxx.128
 gateway 189.xxx.xxx.1
 dns-nameservers 127.0.0.1
 dns-search certaspeed.com.br

	Esse broadcast está errado. Você usou máscara 192, você
criou subredes com 64 endereços, seu broadcast tem que ser .63
ou .127, broadcast é _sempre_ ímpar, logo não poderia terminar
em .128.

	Mais um detalhe, se você realmente está usando resolvconf
para carregar configurações dinâmicas de DNS você pode estar
sofrendo de problemas de resolução de nomes e não de rotamento, ou
ainda o resolvconf pode estar fazendo alguma besteira, sugiro
desligá-lo até você determinar exatamente o que se passa.

	Pelo que você disse, quanto você retira o roteador da
estrutura o problema é resolvido então, num primeiro momento,
eu assumiria que é um problema na estrutura de roteamento.

> Foi então que pensei que fosse a switch, troquei por uma nova, tirei o
> cabo da eth0 e coloquei na switch, parou novamente. Resolvi trocar os
> cabos UTP, mas o problema continua. Fiz um update do Debian mas também
> não resolveu.

	Você pode fazer um desenho em JPG ou em ASCII Art?

	Alguém comentou sobre proxy_arp que pode realmente
afetar, mas há uma preocupação também com kernel e outros
aspectos como syncookies, martian e afins, veja abaixo sobre
sysctl.

> Montei outra maquina instalei apenas o iptables para fazer SNAT, mas o
> problema continua, então logicamente pensei: "esse defeito é um
> defeito no Debian". Procurei na pasta proc/sys/net/ipv4/ por
> parametros mas aparentemente tudo está okay.

	O que você procurou? Quais parâmetros? Sem a topologia
de rede fica difícil.

> Então resolvi instalar uma antiga distibuição que eu tinha no meu
> arquivo o conectiva 9 na mesma maquina, resultado ele não para e
> funciona perfeitamente.
>
> Parece magia negra!!!! Não sei que diabos é isso.

	Você disse que o Conectiva usa o kernel 2.4, há
diferenças em várias opções de rede, especialmente em
alguns controles sysctl entre o 2.4 e o 2.6.  Além disso,
como ficou sua configuração de rede no Conectiva? Pois a
princípio parece existir um erro na sua configuração no
Debian, se a configuração no CNC está correta, ela
realmente funcionará melhor que a configuração errada. :)

	Tenho _algumas_ máquinas com Debian funcionando
sem parar, então acho que sua conclusão sobre ser um
problema no Debian é um *pouco* precipitada.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)