Re: squidguard X dansguard

Em Qui 31 Jan 2008, Leandro Moreira escreveu:
> Caros,
> Estou em busca de uma ferramenta que implemente uma camada extra de
> segurança e agilidade no trabalho com o squid, encontrei essas duas
> ferramentas, o squidguard e o dansguard. Alguem usa alguma delas e pode me
> indicar qual é a melhor usar.

Eu utilizo o dansguardian, o squid e o urlfilterdb.

os itens abaixo se resumem a minha opinião depois de usar os produtos por
alguns anos:

dansguardian:
prós:
- proteção ativa, filtra também o conteúdo e não somente urls.
- pode ser utilizado conjuntamente com antivirus.

contras:
- uso com antivirus pede uma maquina bem potente, porém lista de antivirus
suportados é pequena. IMHO a relação custo x beneficio não compensa a
integração;
- lista de acls não ME deu mta flexibilidade.
- não se integra com ntlm e ad e nem tem previsão e nem interesse, mas
existem "gambiarras".
- patchs no squid são necessários para certas funcionalidades.
- licença comercial para uso;

squidguard:
pros:
- rapidez na filtragem;
- acls bem flexíveis (escritas em sânscrito por um espartano sonâmbulo);
- autenticações diversas;
- rápido rebuild de bases de dados de urlblacklist.com;
- possui método simples de in-exclusão de sites sem ter que fazer todo o
rebuild e sem ter que editar o arquivo principal de dados;
- possibilidade de uma tela de bloqueio diferente para cada acl ;
- contador de tempo de navegação de usuário - eu estava lendo o source dele,
mas nunca vi ninguém utilizando;
- foi retomado o projeto, que estava parado a algum tempo;

contras:
- não faz filtragem de conteúdo ;
- não se integra com antivirus de maneira obvia;

urlfilterdb: - um programa nos moldes do squidguard...
pros:
- as mesmas do squidguard, menos método simples de in-exclusão de sites. O
rebuild da base de dados especifica alterada se faz necessário.
- maior velocidade de filtragem;
- possibilidade de escolher os processadores da maquina que serão utilizados
pelo programa. Ou seja, em uma maquina com  4 processadores, o squid sempre
usará o primeiro processador, e pode-se configurar o urlfilterdb para
utilizar os outros 3  ou uma combinação deles.

contras:
- os mesmos do squidguard.
- limite de redirectors.

São produtos  com características diferentes (squidguard e urlfilterdb e
dansguardian) que se destinam a públicos diferentes.

Sugiro que teste por conta própria os dois(ou três), e forme a sua própria
opinião.

meus 2 centavos.

[ ]s, Henry.