Problemas com gravação de CD

Galera,

Uso debian testing com KDE. Estou tendo alguns probleminhas com a gravação de cds e dvds, é o seguinte:

O K3B não está me permitindo controlar a velocidade de gravação, desta forma acho que ele sempre está gravando no limite de velocidade. O problema é que tentei por várias vezes gravar um CD-RW de 700 sem sucesso. Acompanhando o processo vejo que o buffer de dispositivo zerava com frequencia. O programa finalizada a gravação com sucesso. No entanto, ao colocar o CD para ser lido ele não funciona. Além de não funcionar, o drive fica tentando ler ele por muiiiito minutos, quase travando o computador, não permitindo que eu apague o CD e faça outra gravação por um bom tempo. Não marquei no relógio, mas deve ficar uns 30 minutos tentando ler o CD.

Acho que o problema é a velocidade de gravação que está mais alta que devia, pois ao gravar em uma mídia que suporta no máximo  4X tudo funciona.

Descrito o problema, alguem sabe como fazer o K3B permitir mais velocidades de gravação (menores) e como fazer para que o drive não fique horas tentando ler um CD ruim e me permita apagar o dito cujo.

Valeu
INte
Ronaldo