Re: Instalação do JAVA + Classpath

2008/1/28 Flávio R. Lopes <flavio.linux@paradoxo.inf.br>:
> Olá novamente lista!
> Seguinte...baixei o java da Sun mas acho q não consegui instalar ele
> direito.
> Qdo digito em algum console "java -version" ele me traz a versão de um
> java que (acho) q já vem com o Debian.
> Se for isso, como desinstalo ele ou como mudo o Path (ou Classpath) do
> Java ?
> Andei lendo algumas coisas na Net mas não resolveu meu probblema...

    Ok. Vamos no começo Flávio. Eu costumo instalar meu Java baixando
o JDK..bin da Sun e copio para /opt:

#cp jdk...bin /opt
#cd /opt
#chmod +x jdk...bin
#./jdk...bin
#rm jdk...bin

    Beleza, está instalado meu Java, agora falta dizer ao OS. Eu
prefiro criar links simbolicos a alterar a variavel PATH:

#ln -s /opt/jdk1.xx /opt/java
#ln -s /opt/java/bin/* /usr/local/bin

    Aqui o Java está no Path, agora coloco o JAVA_HOME:

#echo "JAVA_HOME=/opt/java" >> /etc/environment
#echo "JRE_HOME=/opt/java/jre" >> /etc/environment
#source /etc/environment

    Até este ponto acredito que resolva seu problema no terminal, veja
as saída para:

#echo $JAVA_HOME
#java -version

    Mas indo além, pode utilizar o update-alternatives para dizer que
outro java não existe:

#update-alternatives --install /usr/bin/java java /opt/java/bin/java 1
#update-alternatives --set java /opt/java/bin/java

    Para o navegador:

#ln -s /opt/java/jre/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so
/usr/lib/iceweasel/plugins/

    Pronto.

> Abraço
> Flávio