Re: [OFF-TOPIC] Multiprocessadores / Processamento paralelo

   O mundo paralelo realmente é bem engraçado, esses dias montei um cluster mosix com 20 nós, até ai eram
mil maravilhas, programas de renderização gráfica e outros utilizavam todo o poder em várias situações, mas
o que achei mais engraçado era que um programinha tosco que eu fiz em C (o chamado bogosort.c), que nada
mais é do que a implementação do método bogo de ordenação com complexidade O(n!) no caso médio (fiz
por diversão mesmo) ficava preso num só processador.

   O entendimento do problema se deu ao estudar sobre MPI, e sobre programação paralela, aonde foi
possível entender toda a complexidade de se programar em paralelo. Mas dai tem a novidade,
paralelismo a nível de processamento e processadores, utilizando caches únicas e tudo mais.

   Tudo depende muito da forma como o programa foi feito e como ele vai se comportar nos mais
diversos casos.

Abraço,
Brivaldo Jr (condector)

Em 04/01/08, Goedson Teixeira Paixao <goedson@debian.org > escreveu:

Em Sex, 2008-01-04 às 18:45 -0200, Junior Polegato - Linux escreveu:
> Praticamente todos os processos "servidores" usam processamento
> paralelo. Basta fazer uso de threads ou fork, ou ainda system, que terá
> paralelismo, nada muito complicado.

Falando assim, pode não parecer muito complicado. O problema é quando
essas várias threads, durante o atendimento das requisições precisam
consultar e atualizar estruturas de dados compartilhadas entre elas
durante o seu processamento (o que é o caso do Squid). Aí você começa a
precisar gerenciar o acesso a essas áreas de memória para não fazer
besteira e, se não fizer esse controle direito, pode acabar perdendo
toda a vantagem ganha pelo uso de threads.

--
Goedson Teixeira Paixao           http://mundolivre.wordpress.com/
Debian Project                   http://www.debian.org/

AlgTEC (www.algtec.com.br)