Problemas com vídeo Intel

Olá a todos, estou usando o Debian Etch num Dell Dimension 5150 (P4-HT 2.8GHz chipset Intel 945 512MB RAM) e quando dou boot sem o framebuffer ativado (vga=791 na linha do kernel no menu.lst do grub) a máquina em geral reboota sem motivo aparente, a única coisa que dá tempo de ver nas mensagens de inicialização é que naquele instante o sistema faz alguma coisa no vídeo (desconfio que é tentar levantar o módulo agpgart mas é muito rápido e não dá pra ver direito), estou dizendo "geralmente" porque quando não é isso que acontece simplesmente o monitor se desliga completamente (com direito a led laranja aceso), porém eu percebo que o sistema ainda responde comandos pois pelo menos ao apertar o botão liga da máquina ela inicia o procedimento de desligamento.

Já com o "vga=791" o sistema funciona quase OK, porém aleatóriamente se eu passo do X para o terminal (CTRL+ALT+F1) e em seguida volto ao gráfico (CTRL+ALT+F7) eventualmente (aleatório) a máquina apaga o monitor da mesma maneira e congela totalmente (aí só 4 segundos apertado no botão liga) por isso estou até evitando usar o terminal do sistema.

Tentei passar a opção acpi=off no kernel mas isso não adiantou.

Alguém já passou por este problema e tem a solução ?

Um trecho do lspci caso seja útil :

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 945G/GZ Express Integrated Graphics Controller (rev 02) 00:02.1 Display controller: Intel Corporation 945G/GZ Express Integrated Graphics Controller (rev 02)

Kernel :
[Debian] 00:55:06
flavio@flaviocomputer:~$ uname -r
2.6.18-5-686
Mas isso acontece absolutamente igual com várias versões do kernel 2.6 anteriores do Debian.

Obrigado,
sucesso a todos

Flávio Alberto Lopes Soares