Desassociação de processos filho

Olá amigos,

estou procurando uma forma de desassociar um processo filho do seu processo pai.

Conheço o nohup e já ouvi falar do screen, porém em ambas as situações
tenho que prever a necessidade do logoff antes do termino do processo.

Deixem-me citar um exemplo prático que me aconteceu outro dia, para
que possam, talvez, me ajudar.

Na semana passada escrevi um script para levantar um relatório de
e-mails enviados e recebidos por um determinado domínio. Inicialmente
imaginei que o script não levaria mais do que 1 hora para ser
executado. Assim sendo executei ele por volta das 16h30, faltando 30
minutos para o termino do expediente. Acontece que o script levou mais
de 4 horas sendo executado e, claro, não quis cancelar para não ter
que rodar ele novamente no dia seguinte.

Fiquei procurando uma forma para desassociá-lo do meu tty para poder
fazer logoff para que eu pudesse ir para casa tranquilo, mas não
encontrei.

Alguém pode me dar uma força?

Obrigado.

--