Re: Como se usa um pen-drive???

On Mon, Aug 06, 2007 at 11:04:44AM -0300, Sávio Ramos wrote:

> Já que você falou o que você acha e como eu não encontrou nenhuma
> referência, vou achar alguma coisa também.
>
> 1) Considere que não configurei o dispositivo para gravação instantânea,
> afinal não sei como se faz.
>
> 2) Vou gravar seis arquivos: A, B, C, D, E e F
>
> Seleciono os arquivos A,B e C e mando gravar, o sistema acha que deve
> gravar o A e os outros dois deve aguardar mais um pouco. Mudo de
> diretório e mando gravar mais três. O sistema grava imediatamente o F e
> os outros dois devem aguardar. Mando desmontar o dispositivo, neste
> [...]

A conversa estava interessante, mas faltam fundamentos, parece...
Então resolvi fazer uma pequena busca e, mesmo sem achar uma resposta
clara e direta à pergunta, encontrei alguns dados que parecem ir na
direção do que o Sávio está dizendo. Em [1], por exemplo, podemos ver
a apresentação de um sistema de arquivos específico para dispositivos
flash que tem journaling. (Atenção, não é para pen drive, é para
dispositivos flash embutidos (embedded)). Em [2], tem uma rápida
introdução ao assunto (sistemas de arquivos em dispositivos flash) que
dá uma vaga idéia da questão.

De qualquer maneira, acrescentaria que um journal deve representar sim
algum aumento no uso, já que mais informações são mantidas gravadas
(posso estar errado; tomara que alguém que sabe mais se meta ;) )

Tiago.

[1] - http://sources.redhat.com/jffs2/jffs2-html/node1.html
[2] - http://en.wikipedia.org/wiki/Flash_memory#Flash_file_systems