Re: Como se usa um pen-drive???

On 8/3/07, Sávio Ramos wrote:

> Guguei e não achei nada sobre sistema com journal estragarem pendrives.
> Você que chegou a esta conclusão ou isto possui uma referência?
>
> Também não entendi a lógica de múltiplas gravações. Na hora que você
> manda desmontar o volume a máquina grava as informações no
> dispositivo, não seria uma gravação só?

Já que o Fabiano não respondeu, vou dar minha opinião:

Eu também acho melhor não usar journal em pendrives. Não tenho nenhuma
referência sobre isso, mas é fato conhecido que o processo de escrita
"gasta" a memória flash. O sistemas com journal tendem a fazer mais
escritas que os sistemas sem, pois além dos dados propriamente ditos,
é preciso ficar gravando o journal das atividades de escrita.

A gravação não ocorre apenas quando se "desmonta" o dispositivo. Ela
ocorre sempre que o sistema operacional achar que deve (e muita gente
configura pendrives para gravação instantânea). Quando o dispositivo
for desmontado, aí grava-se aquilo que não tinha sido gravado ainda.

Aproveito para fazer um relatório OFF-TOPIC: Comprei duas pendrives
PQI numa loja famosa na internet. As duas vieram com defeito. Mandei
elas para a "assitência técnica" que confirmou o defeito e mandou
outras duas. As outras duas também vieram com defeito. Moral da
estória: nunca comprem pen-drives da PQI, elas são uma b**ta.

--
Bruno Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/