Re: indicação de programa

Se você estiver usando desktops como GNOME ou KDE, basta clicar sobre
o arquivo .iso, como faz para abrir qualquer arquivo ou pasta.

Não é preciso montar "na mão" como foi sugerido pelo Franz, exceto que
você esteja usando somente o terminal ou um gerenciador de janelas
leve.

No caso do gnome, o conteúdo da imagem será exibido no descompactador
File Roler.

Se for um DVD com filme, pode clicar sobre o ícone com o botão direito
e mandar abrir com o reprodutor de filmes. O totem do gnome e o
kmplayer, no kde, vão executar o filme na iso normalmente, como se
fosse uma mídia inserida no leitor.