Re: Sobre desktops

Olá pessoal,

Em Sat, 03 Feb 2007 19:00:29 -0200

> 	Nem sempre, normalmente o Windows não consegue usar um driver
> genérico de vídeo e em determinadas placas fica um "lixo" até você
> corrigir o driver de vídeo. No caso de distros Linux, normalmente o
> X.Org faz "fallback" pro vesa. :-)

   E a meta é, já para o X.Org 7.2, ter auto-detecção automática de
praticamente tudo, sem a necessidade de ter nem mesmo um xorg.conf
para que o X funcione a contento (dada a existência de drivers para
o hardware em questão incorporados ao X).

   De qualquer forma, isso é assunto upstream para futuros releases
do X.Org. Só gostaria de deixar notado que o X.Org vem trabalhando
arduamente no sentido de fornecer uma experiência mais amigável
ao usuário final inexperiente.

> 	Essa é a idéia. E a meta é melhorar ainda mais os temas para
> o Lenny (etch+1).  Quem toca o Debian Desktop é o Gustavo Franco (um
> brasileiro cujo nick é stratus), e os temas foram feitos pelo André,
> outro brasileiro e estão sendo usados pelo GNOME, KDE e XFCE. :-)

   Posso testemunhar que o tema padrão que sairá com o Etch está
bastante interessante. Aliás, é o tema que eu uso em meu desktop (de
casa e no trabalho) por padrão. Inclusive o tema do GDM.

   Um dia desses, um colega meu do trabalho inclusive instalou uma
imagem semanal do Etch em seu desktop na empresa (pois estava tendo
problemas de - falta de - performance com o Ubuntu) e se espantou com a
rapidez da instalação.

   Em pouquíssimo tempo ele já estava com um desktop bastante funcional
para trabalhar com tudo o que ele precisava, inclusive um desktop com
esse tema sobre o qual estamos comentando aqui.

   E, até onde eu saiba, o Etch sairá com o mesmo apelo visual (temas)
para o GNOME, o KDE e o XFCE4. Como o faw comentou, existem pessoas
trabalhando bastante nisso para que o usuário tenha uma experiência
consistente nesses três ambientes gráficos mais utilizados.

> 	O Debian tem recursos similares pra ajudar nesta necessidades
> (java-package, flashplugin-nonfree, nvidia-glx, fireglx).

   Sim e, apesar de não ser o ideal (o ideal seria ter equivalentes
livres que fornecessem a mesma funcionalidade e mesma qualidade),
esses facilitadores funcionam bem e resolvem o problema para quem não é
extremista.

> 	Quanto menos Software Proprietário melhor. ;)  E note que há
> um certo embasamento ao dizer que se _boa_ parte dos clientes fosse
> pra outro banco por causa do site e o banco não reagisse, juntos
> teríamos ganho mais uma batalha.

   Eu consigo acessar o site do Banco Itaú sem Java :-) Uma certa dose
de pressão em grande quantidade pode fazer maravilhas.

> 	Não lembro de ter visto sugestões ou patches seus na lista
> do debian-desktop, talvez você tenha enviado diretamente para o
> stratus ou para o si0ux, mas duvido muito que eles fossem ignorar
> uma opinião ou não escutar uma sugestão.

   Escutar opiniões eles escutam sim, com certeza. Mas escutar uma
opinião não necessariamente significa acatar as mudanças sugeridas.
Para isso existe a discussão em grupo e a adoção de procedimentos e/ou
tecnologias que forem mais bem vistas de acordo com um pseudo-consenso
do grupo (pseudo-consenso porque dificilmente 100% dos partcipantes de
um grupo vão concordar com algo).

> 	De qualquer forma, sim, o Debian Desktop apreciaria ajuda.

   Sim, com certeza. Nem que sejam sugestões para serem discutidas em
grupo para, como eu disse, quem sabe, chegar numa decisão mais
democrática e tecnicamente mais correta.

- --
André Luís Lopes
andrelop@{andrelop,debian}.org
http://www.andrelop.org/blog/