Controlando o messenger

Olá Boa tarde a todos e um Feliz 2007!!!

Não sei se todos conhecem ou ja ouviram falar sobre este produto: http://www.brc.com.br/mp.jsp

Trata-se de um appliance para controlar e gerenciar o uso de MSN em um rede.

Minha pergunta é a seguinte, teoricamente falando isso é baseado em software livre, alguem sabe o que é usado para fazer o controle nesse nivel!? É algo especifico!? Ou é apenas combinação do que já conhecemos, como iptables, squid e afins!?

Pre ser sincero não sei nem por onde começar a tentar fazer isso, mas gostaria de estudar e conhecer melhor isso. Alguem tem idéia!?

A unica coisa que conheço e sei fazer em uma rede relacionada ao MSN é libera-lo ou bloquea-lo, no maximo para determinados usuarios, agora esse tipo de controle é muito interessante.

Se alguem souber de algo ou mesmo quiser estudar sobre, estou a disposição para tentarmos.

abraços,

Cássio Rosas,