Re: Cyrus + Postfix + Dspam + Clamav + Spamassassim - Mensagem não é entregue

On 28-12-2007 10:52, Leonardo Rosa wrote:
> Bom dia pessoal, alguém poderia me ajudar a identificar o por que de não
> estar recebendo as mensagens nas caixas de entrada?
> Antes de instalar o Clamav e o MailScanner as mensagens eram recebidas
> normalmente.

	Então um dos dois deve ser o culpado.

> Reparei também através do log antigo, que ao enviar a mensagem, o
> serviço do dspam era ativado, mas agora pelo log abaixo, ele nem aparece.
> Eu segui este roteiro de instalação [1]
> A quem puder ajudar, eu agradeço.
> []ão
> [1] http://www.expressolivre.org/dev/wiki/postfix
> <http://www.expressolivre.org/dev/wiki/postfix>

[...]
> [...]
> <http://piraidigital.com.br> (Postfix) with ESMTP id F17A2AB17B??for
> <osni@pirai.rj.gov.br <mailto:osni@pirai.rj.gov.br>>; Fri, 28 Dec 2007
> 09:40:04 -0200 (BRST) from localhost[127.0.0.1 <http://127.0.0.1>];
> from=<leonardo@piraidigital.com.br
> <mailto:leonardo@piraidigital.com.br>> to=<osni@pirai.rj.gov.br
> <mailto:osni@pirai.rj.gov.br>> proto=ESMTP helo=<localhost>
> postfix/cleanup[7518]: F17A2AB17B:
> message-id=<2dbdde237339ceece3ed587beefe4bd1@localhost>
> postfix/smtpd[7515]: disconnect from localhost[ 127.0.0.1
[...]

	Ok, por favor, mande mensagens em texto puro, mensagens
em HTML para depurar erros de e-mail viram um pesadelo porque
todos os endereços de e-mail são duplicado (além de ser falta
de netiqueta usar HTML e deixar sua mensagem com no mínimo o
dobro do tamanho).

	Há algo no mail.{log,err,warn,info} relevante ao envio
de uma mensagem?  O log do Cyrus e de outras ferramentas não é
exatamente relevante para saber se o e-mail chega ou não ao
seu Maildir/mbox.

	Parece que o Postfix está "enfileirando" as mensagens,
talvez um mailq possa confirmar essa suspeita. E os logs possam
dar uma melhor idéia de qual é o problema.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)