Re: duvidas sobre rede...

bahh que aula que to tomando... isso eles nao me ensinaram no meu curso  tecnico de informatica....
ainda vou ter que ler mais algumas vezes pra poder assimilar toda a infomaçao..
muito bem, quanto ao problema de estarem na mesma rede eu resolvi da maneira mais simples, e é a que vai ser implementada, esse roteador vai receber um ip fixo da brasil telecom, e a rede initerna vai ter os end da classe c. a rede esta montada pra teste da sequinte forma nesse momento..
modem>hub>roteador>computador-teste. por enquanto esta funfando... vou testar ligado diretamente ao modem agora, colodando os meus clientes, no caso, na mesma faixa de ip (192.168....) vou retornar mais tarde se deu tudo certo..
provavelmente vou ter que complilar novamente o meu kernel pra desativar a opçao de debug no layer7, acho que ela esta atrasando a minha rede, pois, quando reinicio o serviço de rede, ele demora um pouco pra começar...

mas ja vejo que estou mais perto do sucesso do que do fracasso... muito obrigado
Em 12/12/07, Edmundo Valle Neto < edmundo.valle@terra.com.br> escreveu:
Márcio Pedroso escreveu:
> eu ia justamente perguntar sobre a mascara de rede, mas ja vi que essa
> pergunta nao vou precisar fazer... mas eu queria saber o porque das
> interfaces ter que terem ips ou mascaras diferenciadas...

Precisar não precisa, mas eu recomendaria fazer em redes separadas.

"Roteadores" e "Pontes" trabalham em camadas diferentes do modelo OSI e
servem para propósitos diferentes.
Você quer configurar um roteador mas está fazendo uma ponte. Um roteador
redireciona o tráfego baseado no endereço IP e uma ponte baseado no
endereço MAC, uma ponte não tem noção de "redes" pois os lados tem o
mesmo endereçamento IP e também não precisa de endereçamento, é algo que
você nem notaria que foi colocada na rede, já que os dois lados da ponte
já conseguem se comunicar diretamente sem ela.

Endereços que fazem parte da mesma rede devem estar no mesmo segmento
físico. O objetivo em fazer um roteador como você quer é exatamente
rotear o tráfego entre duas redes diferentes e conseguir identificá-las
pelo endereçamento sem haver ambiguidade.

Tente pingar 10.1.3.1 (vamos supor que esse IP exista e foi associado a
algum outro servidor da sua rede), agora me diga em qual lado esse
servidor está? Por qual interface esse pacote deve ser enviado?

A máscara serve para definir qual o intervalo de endereçamento que se
espera que possa ser atingido no respectivo segmento.
Você definiu que se espera que os endereços 10.X.X.X estejam acessíveis
pela primeira interface e pela segunda também? Seu roteador deve atirar
para TODOS os lados toda vez que tenta achar um endereço dentro desta
rede? E quando o endereço não for para 10.X.X.X deve ser enviado para o
default gateway (que está nesta rede), novamente pacote para TODAS as
interfaces, quando o endereço não está de lado nenhum?

Eu não faço nem idéia como isso vai se comportar sem testar, talvez o
destinatário acabe recebendo seu pacote de qualquer jeito, mas isso está
longe de estar correto :) Provavelmente você vai ter um comportamento
estranho ao fazer a resolução de endereços MAC em um lado da rede quando
isso for solicitado pelo outro. Sinceramente não sei qual erro
exatamente um dispositivo mal configurado agindo como ponte dá.

Se pode fazer todo tipo de loucura com a configuração da rede, mas
existem aplicações específicas para elas.

> ahh o roteamento esta funcionando, mas o squid nao. antes ele
> funcionava, agora nao esta funcionando por favor deem uma olhada  no
> meu squid.conf e vejam se tem (claro que deve ter) erros.
>
> #Porta do Proxy
> http_port 192.168.1.1:3128 <http://192.168.1.1:3128> transparent

Este endereço não existe mais conforme sua configuração.

> [...]

> acl Safe_ports port 777 # multiling http
> acl Safe_ports port 901 # swat
> acl Safe_ports port 1025-65535 # portas altas
> acl purge method PURGE
>
> #acesso liberado chefe
> #acl liberado src "/etc/squid/chefe"
> #http access allow liberado
> #proibir url orkut
> acl proibir_orkut url_regex -i orkut
> http_access deny proibir_orkut
>
> #proibir por dominio
> acl proibidos dstdomain -i "/etc/squid/proibidos"
> http_access deny proibidos
>
> acl bloquear_googletalk url_regex -i "/etc/squid/talk"

Quando nenhuma regra fecha vale o inverso na última regra que não
fechou, complicado de imaginar né?. Aqui se costuma colocar uma regra
"pega tudo" sem ambiguidade. Um allow ou deny all.

(...)

Atenciosamente.

Edmundo Valle Neto.