Re: [DUP] Remover usuário do sistema através da UID

On 04-12-2007 14:49, Anderson Kaiser wrote:

> Isso por que na verdade esses são scripts (se eu não me engano em Perl)
> que fazem  a rotina de remoção automatica.

# file $(which userdel)
/usr/sbin/userdel: ELF 32-bit LSB executable, Intel 80386, version 1 (SYSV), for GNU/Linux 2.6.1, dynamically linked (uses shared libs),
stripped

# file $(which deluser)
/usr/sbin/deluser: perl script text executable

> [...]
> forma direta, mas ele faz todos esses procedimentos (e mais alguns,
> claro) citados acima.
>
> Da página do manual:
>
> USERDEL(8)
>
> NAME
>        userdel - delete a user account and related files
>
> SYNOPSIS
>        userdel [options] LOGIN
>
> Repare no LOGIN.
>
> O que se pode fazer é gerar um script que pegue o /etc/passwd, filtre os
> campos de UID e nome de usuário e depois os remova, se a administração

	Remover um usuário pelo id deveria ser algo como:

		uid=112; grep x:$uid: /etc/passwd |cut -d: -f1

	Isso encontra o usuário dono do uid, você pode executar
isso "empilhando" comandos em bash.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)