[DUP] Remover usuário do sistema através da UID

2007/12/4, Ataliba Neto <traquinopqd@gmail.com>:
Olá pessoal,

Como remover um usuário pela sua UID?

Não consegui utilizando os comandos "userdel" e "deluser", eles só removem passando o nome do usuário.

Grato,
--
Ataliba Neto.
"O que Deus faz nenhum software é capaz."

Isso por que na verdade esses são scripts (se eu não me engano em Perl) que fazem  a rotina de remoção automatica.

Seria o mesmo que você ir em /etc/passwd, /etc/shadow, /etc/group, etc, rm -rf /home/usuario e assim por diante e ir apagando todas as informações do usuário manualmente. Esse comando já faz isso de uma forma direta, mas ele faz todos esses procedimentos (e mais alguns, claro) citados acima.

Da página do manual:

USERDEL(8)

NAME
       userdel - delete a user account and related files

SYNOPSIS
       userdel [options] LOGIN

Repare no LOGIN.

O que se pode fazer é gerar um script que pegue o /etc/passwd, filtre os campos de UID e nome de usuário e depois os remova, se a administração for muito complicada.

Abraços

--
Anderson Kaiser
alpkaiser@gmail.com