Re: Fw: Re: Grub + Kernel Panic

On 30-11-2007 11:27, Edluise Costa wrote:
> Felipe Augusto van de Wiel (faw) wrote:
[...]
> O hd não carregou o grub e meu antigo sistema, eu estou tentando
> instalar o Debian etch do zero com o cd de instalacão no novo hd, só a
> máquina que é a mesma. A propósito, creio que não tenha nada a ver, mas
> será algum problema em algum componente de hardware?Já que a máquina é a
> mesma......

	Sim, pode ser o equipamento ou, como já sugerido a BIOS.

> CD de instalacão
> http://canais.digi.com.br/linux

	O md5sum deste CD bate com os valores nos espelhos oficias
do Debian?

> cheguei a pensar que o CD estava corrompido em alguma parte, por isso
> que disse que ele está íntegro.

	Como você verificou a integridade?

> Usando o SystemRescueCD como LiveCD, opcão "rescuecd" no boot:
>
> VFS: Cannot open root device "<NULL>" or unknow-block(8,9)
> Please append a correct "root=" boot option; here are the available
> partitions:
>
> 0800 78184008 sda driver: sd
> 0801 75529566 sda1
> 0802             1 sda2
> 0805  2650693  sda5
> 0b00 1048575 sr0 driver: sr
> Kernel panic - not syncing: VFS: Unable to mount root fs on
> unknown-block (8,9)

	Por isso que eu disse para inicializar sem opção reschd32,
porque a idéia era ter o sistema "live" sem acessar os discos
rígidos para poder fazer teste e obter mais informações.

[...]
> Coloquei o cd de instalação do etch, dessa vez consegui chegar até o
> menu de instalação, particionamento que ele encontrou:
>
> IDE1 principal (hda) - 80.1 GB SAMSUNG SP0802N
> #1 primária 77.3 GB B F ext3 /
> #5 lógica 2.7 GB F swap swap

	*EXATO*. Então o "etch" (se for uma mídia oficial) reconhece
seu HD, normalmente, daí é possível concluir que há algum problema
em algum outro ponto, ou na antiga instalação, ou nos CDs que você
está usando para tentar restaurar.

	Diga-se de passagem, mais de 2GB para área de troca (swap)
pode ser um desperdício de espaço, especialmente se você tiver 1GB
ou mais de memória RAM e não for usar nada absurdamente pesado nesta
máquina.

> Abri um shell pelo cd de instalação:

	Ótimo! :)

> ~ # fdisk -l
>
> Disk /dev/hda: 80.o GB, 80060424192 bytes
> 255 heads, 63 sectors/track, 9733 cylinders
> Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes
>
> Device    Boot Start   End   Blocks    Id   System
> /dev/hda1 *     1      9403 75529566   83    Linux
> /dev/hda2       9404   9733 2650725     5    Extended
> /dev/hda5       9404   9733 2650693+   82    Linux swap / Solaris

	Confere. Então, se você usar o mesmo CD de instalação e
inicializar com a opção rescue, deve conseguir um shell no seu
antigo sistema e isso deve permitir que você restaure MBR e
GRUB e volte a inicializar o seu sistema.

[...]
> http://sourceforge.net/project/downloading.php?group_id=85811&use_mirror=ufpr&filename=systemrescuecd-x86-0.4.1.iso&73090627

	Ok, esse é o local para downloads do SystemRescueCD, então
se o md5 estiver correto, estamos falando do mesmo sistema. Você
pode inicializar ele sem a opção de fazer o reschd32, ele carrega
um "Gentoo" live que permite que você dê manutenção no sistema.

[...]
> Já estou quase usando o SystemRescueCD como opcão de boot.
> Valeu fera.

	Seu sistema que está instalado deveria inicializar com
root=/dev/hda1, se não inicializar há algo errado com a
configuração e/ou uso do sistema, e daí pra frente, eu não
saberia mais o que fazer sem ter acesso à máquina, muito
provavelmente, acesso físico. :)

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)