OFFTOPIC - Solucao de backup?

Fala povo,
Estou a procura de uma solucao de backup para meu notebook. A
principio pensei em pegar meu desktop, que ficou meio sem uso depois
que comprei o note, botar mais um hd grande, e ele ficaria com cerca
de 500GB. Ai eu usava ele como um servidor de arquivos, ficava beleza
pro meu uso domestico.
So que um desktop ocupa muito espaco, consome muita energia e um certo
espaco, e tal... Tem estes contras.
Entao fui olhar precos de hd usb, ainda estao salgados para o tamanho
de backup que eu gostaria. Entao pensei que talvez alguem aqui
conhecesse uma forma de adaptar um hd sata de desktop pra uso direto
em note, com um adaptador sata-usb, por exemplo.
Esse adaptador existe?
Alguem tem outra solucao? Aceito sugestoes...
Valeu!

Bruno