Re: Som, Webcam e wireless do positivo v146

Em 03/11/07, Miguel Da Silva - Centro de Matemática <mdasilva@cmat.edu.uy> escreveu:
Roberth Oliveira Corgosinho escreveu:
> Oi,
>
> Meu notebook positivo possui o seguinte hardware:
>
> Placa de Som: via ac97
> Placa Wireless: Azure Wave AW-GU700
> Webcam: Integrada, não tem no manual a informação do fabricante nem do
> modelo, infelizmente
> Placa de Video: via unichrome pro 3d/2d (nao detectou, estou usando o
> driver vesa)
>
> a placa de som ate foi detectada, mas não está funcionando, não sai som :-)
>
> Alguém poderia me auxiliar a configurar estes dispositivos no debian 4r1
> (etch)?

> [...]

Mas então... vendo o hardware que você descreveu, dá para ter boas
esperanças... placas de som com chipset Via AC'97 funciona muito bem no
Linux. Já tive PC's com este mismo chipset e tudo funcionando... aliás,
não só já tive, como tenho... ai vai o resultado do lspci no meu PC em
casa e no PC do trabalho (e neste exato momento escuto a Suite para
violoncelo Nº 4 em Eb Maior de Bach).

00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc.
VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 50)

00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc.
VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 60)

E sobre a placa de vídeo é a mesma coisa, diariamente utilizo PCs com
placa Via Unichrome Pro e também está tudo certo. Até tenho resolução
widescreen em mais de um formato (1440x900 e 1280x720). O engraçado é
que já aconteceu de ter que deixar de usar o driver vesa porque deixou
de funcionar. Agora utilizo o driver via.

Sobre wireless não posso dizer nada, mas sobre webcam sim... a vida não
é fácil. Eu tenho uma Logitech QuickCam Pro 5000 e deveria funcionar com
o driver spca5xx, mas que não funciona. E sim funciona com o driver uvc.
Engraçado porque na web do spca5xx fala que esta câmera funciona muito
bem com o driver.

De qualquer maneira, pelo menos som e boa qualidade de imagem você
deveria ter. O som é configurável no kernel e o video é questão de
instalar o pacote do xorg que tem o driver via.

Boa sorte...
--
Miguel Da Silva
Administrador de Red