duvidas sobre upgrade de versao

Boa noite,

Eu tentei instalar a versão testing do AMD64 e deu um problema no instalador, por isso eu decidi instalar mesmo a versão stable e dar o upgrade, mas o Gnome ficou visivelmente afetado, com mudanças que, ao que me parece, não ficaram compatíveis com a versão anterior. Depois de tentar achar algo na internet sobre eu decidi reinstalar o Etch, mas antes de fazer qualquer coisa eu tenho duas perguntas:

- Uma atualização de versão pode realmente gerar muitas incompatibilidades de pacotes a ponto do sistema ficar "danificado"?

- Atualizar a versão com o modo gráfico desativado muda alguma coisa?

Abraços

Hugo Guimarães