surra para instalar programa: ajudem por favor!!!

Olá a todos,

não sei se muitos de vcs utilizam o matplotlib, que é um programa que faz gráficos, baseado no Matlab, mas eu estou tendo sérias dificuldades para instalá-lo. Eu ainda sou iniciante em Linux, mas eu tentei seguir todos os passos para a instalação e ainda está dando erro. Para instalar o matplotlib é preciso ter o python e o numpy instalados. Até onde eu sei, eu estou com o python 2.5 instalado e o numpy 1.03 instalado (se alguém souber algum comando para eu confirmar se estão de fato instalados eu gradeço).
Em primeiro lugar acontece uma coisa estranha: no terminal eu escrevo "which numpy" e ele responde "no numpy in usr/...",  masuando eu importo o numpy do python, parece que ele é importado numa boa...

Mas enfim, para instalar o matplotlib eu primeiro descompacto o arquivo, mudo para a pasta criada na descompactação, e uso o primeiro comando que supostamente instala o matplotlib: "python setup.py build". Aí aparecem várias coisas no terminal, que parece que está realmente instalando o programa. A última linha do terminal é

command 'gcc' failed with exit status 1.

Alguém sabe o que isso pode significar???
Conto com a ajuda de vcs.
Obrigado,
              Pedro.