Re: Resolver nomes netbios ( Samba e Cups)

On 01-10-2007 12:47, Phibos wrote:
> [...]
>
> Estou tendo um problema em meus ambientes.
>
> Utilizo o Debian Etch.
>
> Tenho o cups e o samba configurados para compartilhamento de impressoras
> e arquivos.
> E estã quase tudo funcionando perfeitamente. Tirando o fato do Cups,
> quando compartilha a impressora automaticamente, ele compartilha a mesma
> com o nome de host. Que e o mesmo que o netbios.
> Quando executo o comando nmblookup, os nomes das estações são resolvidos
> com sucesso.
> Porém o ping ou o cups não, o que dá erro na hora de imprimir.

	Na verdade, o CUPS compartilha a impressora com o nome
que você configurar, o Samba (via libcupsys) compartilha a
impressora com o nome dela (se você usar [printers]), das duas
formas é possível ajustar.

	E sim, o NetBIOS é visto por estações que suportam esse
protocolo e com as ferramentas certas, o ping usa DNS, e o CUPS
também.

> E como são ambientes de 2 a 5 máquinas... e vários deles.
> Não gostaria de levantar DHCP integrado com o DNS, devido ao tamanho do
> ambiente.

	Não há mágica. :-)  Você vai ter que usar DynDNS, DNS
estático ou algo para registrar em algum lugar o nome das
máquinas, ou então, seguir na linha do Avahi.

> Usar o hosts, resolve o meu problema... porém
> Fica chato, cada vez que troca a impressora ficar tendo que arrumar
> todas as máquinas.

	Use solução de CUPS Farm, ou então use algo para
alto descobrir os recursos de rede como o Avahi.

> Nao encontrei onde o cups gerencia o caminho para a impressora.
> E usar o nssswitch, tambem nao achei a opcao para usar o nmb, para
> revolver nomes.

	Não sei se o winbind resolve nomes de máquinas via nsswitch.

> Tem como integrar o samba com o Bind ou Cups.. para que esses nomes se
> resolvam?

	Sim e não, da forma como você quer, o mais interessante é
o Avahi (http://avahi.org/), outras formas seria tornar um padrão
maquinável o seu ambiente e criar scripts para automatizar o
processo.

	O Samba e o CUPS são integrados e o recurso de Farm pode
fazer fallback/failsafe, especialmente se você usar IPP.

	Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)