Re: Desligar server Linux remotamente

----- Mensagem original ----
De: Derly Prado <derlyp@gmail.com>
Para: Lista Debian <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Enviadas: Sexta-feira, 14 de Setembro de 2007 13:21:50
Assunto: Re: Desligar server Linux remotamente

Pois é Renatão.

Eu vi essa opção aqui mesmo na lista, e é uma solução que pode funcionar, mas tem alguns "poréns":

- Se eu tiver problemas nas placas de rede desses servidores, o server linux vai desligar;
- Se der zica no meu switch, o server vai desligar;
- Se por algum motivo eu pingar o server e ele não responder, ele vai desligar...

O que eu queria é algo pontual: o server windows desliga o server linux através do batch da APC. Estou tentando alguns milagres através do PuTTY, mas ainda não tive resultados...

Mas valeu sua resposta! :-)

Derly

On 9/14/07, Renato S. Yamane <renatoyamane@mandic.com.br > wrote:
Derly Prado escreveu:
> Tenho 2 server ligados a um no-break APC, sendo que o server Windows
> está conectado ao no-break para gerenciamento. Logo, quando tenho algum
> problema de energia, esse server Windows é desligado automaticamente.
> Porém gostaria que esse server Windows enviasse algum comando ao server
> Linux para que ele também desligasse corretamente.

Acho melhor fazer um script que fique "pingando" o servidor Windows a
cada 2 minutos (por exemplo).

Se o ping falhar, o servidor Linux deverá executar o comando "poweroff".

> O software de gerenciamento da APC permite que seja executado um script
> com alguns comandos antes do desligamento do Windows, mas não encontrei
> nada na documentação sobre comandos para o Linux.

Como era de se esperar. O Linux ainda não existe para certos fabricantes
de hardware.

Att,
Renato

Derly Prado Junior
derlyp@gmail.com
----------------------------

- Faça o download do link ao lado "c:\Arquivos de programas\putty" : http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/download.html
- Copie tambem o putty para o mesmo diretorio.
- Crie no putty a conexão para seu servidor e salve.
- Dentro de "c:\Arquivos de programas\putty" crie uma bat con conteudo abaixo:

cd "c:\Arquivos de programas\putty"
plink -v -load servidor_linux -l root -pw suasenha -m script.sh

- Aonde está servidor_linux substitua pelo nome da conexão criada no putty.

- Dentro de "c:\Arquivos de programas\putty" crie um script con conteudo abaixo:

#!/bin/bash
poweroff

Pronto está feito.