Sobre o MythTV

Deu o maior trabalhão, mas enfim conseguí instalar o mythtv no ubuntu
gutsy e posso dizer que é surpreendente. Ao invés de gastar R$ 7.000
numa tv "time machine" é possivel instalar esse programa no seu
computador mais uma placa de captura de R$ 80,00 e simplesmente
explorar tudo que for multimedia : dvd, tv e videos dos mais variados
formatos (usa mplayer como backend) e recursos extras que ainda estou
descobrindo.

Minha dificuldade são duas :
1) Apesar de estar sintonizando todos os canais, testei no momento da
configuração, quando já estou rodando-o simplesmente não sei como
trocar de canal via teclado, já testei todas as teclas e nada, barra
de espaço trocou uma vez, mas depois não trocou mais. Alguem sabe como
faço isso.

2) Comprei uma placa de captura PlayTV MPEG2 da PixelView com controle
remoto, mas o controle não funciona, já instalei/compilei o modulo
lirc-source, mas ainda não funciona, alguem sabe qual o segredo ?

[]'s a todos.
PS: Se isso funcionar direito como penso, tá aí minha proxima central
de multimedia.