Remover alguns tipos de arquivos do backup-tar(--exclude-from)

Pois é, depois de algum tempo percebí que alguns tipos de arquivos não
estavam sendo removidos do backup, eu uso como parametro no tar a
opção --exclude-from=/listas/de/arquivos_a_serem_removidos.txt
para retirar do .tar.gz arquivos como mp3, avi,temporarios,etc...

Para isso o /listas/de/arquivos_a_serem_removidos.txt tem esse conteudo :
*.KEY*
*.exe
*.zip
*.flc
*.SMF
*.tmp
*.$*
*.~*
*.bak
*.dcu
*.box
*.swp
*.ac$
*.iso
*.mp3
SWAP
swap
~*.*
*.log
*/upload/*
*/amostra/*
backup/*

Mas simplesmente não está funcionando, por exemplo, ao restaurar um
backup recente, notei que haviam arquivos .mp3 lá, e não deveriam ter
existido.

Onde foi que errei ? Alguem saberia me dizer ?