VMWare ou VirtualBox qual abrangencia e praticidade em usar uma maquina virtual?

Ola Pessoal!!

Recentemente coloquei uma duvida aqui no forum quanto a instalação do scaner
hp scanjet 2400 no Linux.
Por fim fiquei sabendo que ainda não existe suporte no Linux para ele, mas um
membro do forum me sugeriu instalar o VMWare como solução e usar o windows xp
como alternativa e assim solucionar até que eu possa substituir esse por um
outro compativel.
Minhas duvidas são:
- realmente é possivel isso?
- Instalei o windows xp através do VirtualBox mas não consegui instalar o
scaner; por acaso tenho que instalar todos os drives da mainboard e placa de
video para que possa reconhecer as saidas e então instalar o dito cujo?
- Também não consegui através do XP entrar em rede com o Linux e ter acesso
aos diretorios e internet teria que configurar ou autorisar no Linux com o XP
rodando para que o mesmo consiga essa ponte?
- Me parece que configurando a rede no XP em modo Bridging ela passa a
funcionar, mas como faço isso?

Eu sei que são muitas duvidas colocadas de uma vez, qualquer resposta a uma
dessas perguntas incluindo a do topico "Assunto" já é uma luz para quem esta
no escuro.

Agradeço como sempre a todos que possam me ajudar,
Gerson

AMD Athlon(tm) XP 2200+
Memória Kingston 1,5 Gb DDR400
ASUS A7V8X-MX-UAYZ com chipset VIA