Re: Acesso remoto - IP Dinamico com Speeedy

wpqa@credicardciti.com.br escreveu:

Caros,

Acredito que me expressei mal, eu quero acesso remoto por SSH e realizar as manutenções remotamente, como hoje eu não consigo fazer isto muitas vezes sou obrigado a iniciar uma atividade de instalação hoje e terminar a mesma somente amanhã, já que durante o dia fico na empresa.

Wagner Eduardo Bidin
Banco Citicard S/A
Controles Internos, InfoSec & Compliance
55 11 3047.9089
wpqa@credicardciti.com.br

Franz Gustav Niederheitmann <franzn@nwsi.com.br>
Sent by: Franz Gustav Niederheitmann <franzn@gmail.com>

27/08/2007 16:20

Please respond to
franz@franzn.org

Julio Gimenes <j.gimenes@yahoo.com.br>
cc
debian-user-portuguese@lists.debian.org
Subject

Em Seg, 2007-08-27 às 12:12 -0700, Julio Gimenes escreveu:
> [...]
> burrice minha, pois nunca tentei fazer isto, alguem pode me enviar um
> tutorial, link, alguma coisa onde eu possa encontrar como faze-lo.
>
> PS: Antes que me crucifiquem, eu busquei no google mas não encontrei
> nenhuma referência válida de como fazer.
> Wagner Eduardo Bidin
> Banco Citicard S/A
> Controles Internos, InfoSec & Compliance
> 55 11 3047.9089
> wpqa@credicardciti.com.br
>
> Eu uso o no-ip (www.no-ip.org), mas vale lembrar que a telefonica
> bloqueia algumas portas, isso varia de central para central.

se for pra acessar o ssh, jah tentou usar outra porta ao inves da 22?
dai vc usaria seuend.no-ip.com:novaporta

--
Franz Gustav Niederheitmann <franzn@nwsi.com.br>

Eu administro remotamente a rede da empresa e a máquina de casa, ambas conectadas por speedy. A máquina da empresa através de OpenVpn, a dita-cuja está atrás de um gateway. O gateway, se for necessário, acesso direto via ssh, porta 22 mesmo.

Em casa a mesma coisa, só mudei a porta ssh para 22222, mas não é necessário (ou nem sempre é).

Uso o DynDNS, com o programa cliente instalado no gateway de casa e no servidor da empresa. Ambos são Debian Etch.

Faça o seguinte:

1. abra uma conta no DynDNS (ou no NO-IP), escolhendo o nome do host entre os domínios disponíveis

2. se for no DynDNS, instale, via apt-get ou aptitude, o pacote ddclient

3. configure o ddclient, respondendo às questões e o arquivo /etc/ddclient.conf deve ficar com uma configuração semelhante a esta:

# Configuration file for ddclient generated by debconf
#
# /etc/ddclient.conf
daemon=600
syslog=yes
mail=root
mail-failure=root

pid=/var/run/ddclient.pid
protocol=dyndns2
# a linha baixo é necessária caso a máquina não esteja diretamente conectada à internet
use=web, web=checkip.dyndns.org/, web-skip='IP Address'
server=members.dyndns.org
# nas duas linhas abaixo, nome de login no DynDNS e senha registrada:
login=nome_do_login
password='senha'
# abaixo, o nome do host e dominio escolhido
host.dominio.com

4. Faça um teste, pingando de uma outra máquina. Se estiver respondendo (o tempo de resposta, aqui em Sampa gira em torno de 70ms) tente se conectar via SSH, usando a porta default (22). Se não funcionar, tente configurar o sshd para usar uma porta alta qualquer e faça novamente o teste.

Verifique se no modem ADSL existe alguma regra de firewall que possa estar bloqueando o acesso.

5. Tudo funcionado, recomendo instalar o webmin para administrar remotamente tua máquina.

Vinicius