Re: problemas com o roteamento da internet

me surgiram algumas duvidas, tipo, vejo que voces colocam no mascaramento a faixa de ip. poderia ser essa a causa? eu estava conversando com um um cara e ele me falou que poderia ser la nas acl's, tipo:
#Descrição das ACLs
 acl all src 0.0.0.0/0.0.0.0
 acl manager proto cache_object
 acl localhost src 127.0.0.1/255.255.255.255
#acl SSL_ports port port 443 563
 acl Safe_ports port 80 # http
 acl Safe_ports port 21 # ftp
 acl Safe_ports port 443 563 # https, snews
 acl Safe_ports port 70 # gopher
 acl Safe_ports port 210 # wais
 acl Safe_ports port 280 # http-mgmt
 acl Safe_ports port 488 # gss-http
 acl Safe_ports port 591 # filemaker
 acl Safe_ports port 777 # multiling http
 acl Safe_ports port 901 # swat
 acl Safe_ports port 1025-65535 # portas altas
 acl purge method PURGE

que eu deveria por uma acl para a rede 192.168.1.0/24
outra coisa, os clientes, tem que estar usando qual dns? eles estavam usando o dns do hub ( 192.168.1.145) ou eles tem que usar um dns publico (tipo 201.10.1.2). os clientes usavam antes o dns do hub, e queria tentar evitar mexer neles.

PS: RESOLVIDO EM PARTE. adicionei a faixa de ip nas acl's, mas tive que alterar o dns (coloquei o 201.10.1.2), mas eu ainda procuro uma resposta pra tentar usar o dns do hub(192.168.1.145) ..

Em 25/08/07, jefferson alexandre <jefferson.alexandre@gmail.com> escreveu:
> Marcio,
>
> tente fazer o masquerade antes de redirecionar para squid.
>
> iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -s 192.168.1.0/24 -j MASQUERADE
> iptables -t nat -A PREROUTING -i eth1 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT
> --to-port 3128

Tem um problema aí. O iptables, assim como o squid, lê as regras
sequêncialmente. Se você colocar a regra de masquerade antes do
redirect, as requisições não passarão pelo proxy =)

Agora, umas perguntas para o Márcio:

Qual a tua política default de firewall? Você está aceitando as
conexões que voltam para a porta 3128? Lembre-se que os servidores
externos tem que devolver a requisição ao squid, e você deve
explicitar isto no firewall caso utilize uma política restritiva.

[ ] ' s

--
Linux User #328969
Linux System Administrator