reinstalação completa após falha de hardware?

Olá,

Tive uma falha no HD que fez com que várias partes do sistema
deixassem de funcionar (o X não inicia mais, nem o sshd, por exemplo).
Acredito que foi porque excedi temporariamente a capacidade do disco
ao fazer um tar para um backup. Felizmente meus dados estão a salvo
(acho), mas não sei como restaurar o sistema. Como não tenho certeza
do que exatamente foi perdido, não seria o caso de reinstalar tudo? Ou
existe alguma maneira de verificar o que foi corrompido e reinstalar
somente isso?

Agradeço pela ajuda!

Mauro Copelli