Re: Solução para backup

Em Sexta 20 Julho 2007, hamacker escreveu:
> Se for backup pessoal, use programas como rsync.

Eu prefiro fazer meus scripts de backup, parece meio que reinventar a roda,
mas eu prefiro assim, pois sei exatamente o que estou fazendo.

todos os servers que demandam backup sao linux, entao eu crio shells que
gravam um tar dentro de cada servidor e envio um trigger pro servidor de fita
via wget. Esse trigger envia variaveis como data, hora e tamanho do backup
que esta em cada servidor. Um scrip php adquire essas variaveis e alimenta um
banco em mysql pra gerar a grade de backup local, depois apartir do servidor
de fita, eu pego esses arquivos via scp e coloco no diretorio de gravação da
fita, depois gravo os arquivos na fita e mando um trigger pra alimentar a
grade do backup em fita. Antes de concluir eu descompacto o arquivo e checo a
saida de erro do tar para ter certeza de que o backup esta bem feitinho.
Mando um trigger pra alimentar o status de integridade do backup, que é por
onde eu vou saber se devo ou nao regravar o dito backup.

Tudo isso claro gerando logs das saidas dos comandos e só jogando o proximo
comando caso o anterior tenha sido feito com sucesso.

parece meio trabalhoso mas para ambientes que mudam pouco, vale muito a pena.

Ainda estou melhorando o shell pra alimentar com uma lista de diretorios e
arquivos a serem backupeados, de forma a ficar mais facil as impementações
futuras.

Seguindo essa receita da pra ter um sistema de backup bem integro e confiavel.

Depois que quase fiquei sem pele nas costas eu prometi a mim mesmo que ia
fazer de tudo pra nao perder um dado sequer mais huahua.