Re: [OT] Quais os seus procedimentos de instalação do Debian?

Em Qui, 2007-07-19 às 09:13 -0300, Luciano Sobue escreveu:
> E então pessoal, qual versão vocês usam, como instalam, pacotes,
> compilam o kernel, interface gráfica, etc?

Luciano,

Provavelmente você é um "novato" e não quer se arriscar a fazer nada
errado :-)

Eu sugiro você baixar ou adquirir um CD ou DVD de instalação do debian.
Pode ser baixada uma imagem de www.debian.org, e em eventos, festivais,
install-fests, etc., geralmente são distribuidos CDs de instalação de
diversas distribuições. Eu tenho visto também revistas com CDs do Debian
nas bancas.

Antes de baixar qualquer coisa, analise bem e decida qual "sabor" do
debian é mais adequado para você: Stable, Testing ou Unstable. Eu
utilizo SiD/Unstable para ter as versões mais atuais dos programas. Não
confunda!!! o nome é Unstable porque a distribuição muda, não porque ela
é quebrada ou insegura!!! Enquanto a Estável tem esse nome porque está
"congelada". Não vão mudar os pacotes nem as versões dos programas.

Se você tem internet rápida, acho que uma boa opção é baixar o CD
netinst, que só tem o sistema básico na imagem, e instala todo o resto
pela rede. Isso evita que você baixe um DVD inteiro ou vários CDs para
ter todos os programas que você precisa.

Em geral, o primeiro CD ou DVD de instalação vai instalar a maior parte
do que você precisa, inclusive uma versão atual do kernel e um
gerenciador de janelas. Você não precisa compilar kernel nem nenhum
outro programa, a não ser que você queira.

Depois de instalado algum gerenciador de janelas, eu recomendo instalar
o Synaptic e usá-lo para descobrir, conhecer, instalar e remover
programas. Ele é muito bom e fácil de usar.

Espero ter ajudado.

--
Krishna