[OT] Ferramenta para diagnóstico de hardware

 Pessoal, eu tenho um servidor Linux no qual preciso fazer alguns
teste de hardware. Ele tem apresentado uma enorme lentidão em alguns
momentos, a ponto de uma simples consulta na banco dados demorar mais
de um minuto. Isso tem acontecido com uma certa frequencia, e não se
deve a nada que possa estar consumindo ser processamento.

 Alguém poderia me sugerir alguma ferramenta de testes para poder ter
alguma idéia a respeito do funcionamento do hardware?

 Obrigado.