----- Mensagem original ----
De: Davi <davividal@siscompar.com.br>
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Domingo, 1 de Julho de 2007 21:06:36
Assunto: Re: Bug ou não?

Em Domingo 01 Julho 2007 20:39, Julio Gimenes escreveu:
> fiz a instalação em uma VM do Debian 4.0 e JeguePanel para testes, porem
> toda vez que reinicio o servidor ldap não faz o start automatico. Tento
> iniciar o serviço pelo comando /etc/init.d/slapd start e nenhum erro é
> apresentado, porem o mesmo não inicia, para que ele funcione tenho que
> iniciar manualmente executando o comando "slapd". Viu fazer um script para
> solucionar esta falha, mas tenho dúvidas se devo reportar isso como bug ou
> não?
>
> O que vcs acham é BUG?

    Eu _acho_ que você não adicionou o serviço ao nível de execução (runlevel)
padrão...

http://www.istf.com.br/?page=perguntas#notabug

"Não diga que você encontrou um bug

Quanto você estiver com problemas em um determinado trecho do software, não
diga que você encontrou um bug a não ser que esteja completamente certo
disso. Dica: a menos que você possa fornecer um patch que resolva o problema,
ou um teste de regressão contra uma versão anterior que demonstre o
comportamento estranho, você provavelmente não tem certeza o suficiente. Isto
se aplica também a páginas web e a documentação; se você encontrou um “bug”
na documentação, você deve fornecer um texto para substituição e em quais
páginas a correção deve ser feita.

Lembre-se, existem muitos outros usuários que não estão passando pelo mesmo
problema que você. Do contrário você teria notado isso lendo a documentação
ou pesquisando na Web (você já fez isso, não fez?). Isso significa que é
muito provável que é você quem está fazendo algo de errado, não o software.

O pessoal que escreveu o software se dedicou muito para fazer o melhor
possível. Se você diz que encontrou um bug, isto significa que eles fizeram
algo de errado, e você quase sempre irá ofendê-los – mesmo que você esteja
certo. Não é nada diplomático gritar “bug” no assunto da mensagem.

Ao escrever sua mensagem, é melhor escrever imaginando que você fez algo de
errado, mesmo que intimamente você saiba que encontrou um bug. Se for mesmo
um bug, você vai ouvir isso na resposta. Faça dessa maneira e os
desenvolvedores irão se desculpar com você no caso de um bug, ao invés de
você ter que se desculpar com eles caso você tenha bagunçado as coisas."

    HTH,

--
Davi Vidal
davividal@siscompar.com.br