Re: Auxilio no Squid

Vamos lá.

Aqui possuo o seguinte:

> Autenticando usuários

É um recurso bem interessante para controle pessoal de usuários. Isso
permite que você crie ACLs individuais e gere LOGs de qualidade bem
superior.

Existem diversos métodos de autenticação, sendo interessante averiguar
exatamente o que você irá precisar. Na maioria dos casos, o ncsa_auth
resolve o problema.

ncsa_auth

O ncsa_auth é a alternativa mais simples. Ele está disponível junto
com o squid e pode ser implementado rapidamente. É a solução ideal
para pequenas e média instalações e redes com arquitetura de grupo de
trabalho.

Editando o squid.conf

Procure pela seção que fala sobre autenticação (TAG:
authenticate_program) e insira as linhas:

 auth_param basic program /usr/lib/squid/ncsa_auth /etc/squid/
 auth_param basic children 5
 auth_param basic realm Digite seu Login

Criando um arquivo de senhas

O arquivo /etc/squid/passwd não existe por padrão. Para cria-lo vamos
fazer:

 # touch /etc/squid/passwd

Adicionando usuários

Para adicionar novos usuários basta fazer:

 # htpasswd /etc/squid/passwd USUARIO

e confirmar a senha duas vezes.

Nota: Dependendo da sua distribuição, o ncsa_auth pode estar em vários
lugares, como /usr/bin, /usr/sbin e assim por diante! Verifique onde
está a sua e coloque as linhas acima de acordo!

Quanto ao authenticate_children 5, é o suficiente se sua rede não é
muito grande. Mude o valor de acordo com suas necessidades.

Agora no meu caso, possuo uma ACL de rede_interna, onde todos dentro dessa faixa de ip terão q serem autenticados.

    acl rede_interna src 192.168.5.0/24
    acl rede_interna proxy_auth REQUIRED

Celio Arena escreveu:
Eu to lendo esse material, na verdado to com tudo impresso.
E tb com o Livro do Rubem E. Ferreira da Edtora novatec.

Quanto a acl eu resolvi o problema, não sei te dizer o motivo exato, pq eu removi tudo e digitei tudo na mão novamente, acho que era um erro de espaçamento nas linhas ou algo do genero.

Quanto ao resto, tem alguma ideia se pelo menos é possivel ? se for possivel eu vou apanhando e seguindo em frente.

Obrigado
Celio