Re: |File server com Samba + Unicode

Gustavo Tux escreveu:
Muito obrigado Edmundo!

Eu estou usando o Debian 4.0 (Etch), não entendi quando vc fala em usar o servidor somente console... na verdade os servers não são para rodarem em modo texto?

Sim são. Eu não disse servidores somente console. Chame como você quiser, tem gente que não diferencia shell, console ou terminal. Quando eu falo "console somente texto" estou me referindo à console acessível via "Ctrl+Alt+F1-F6". Citei servidores porque em desktops além desta interface você tem o X ou terminais como o gnome-terminal (neles a acentuação funciona sem problemas em UTF-8 já faz um bom tempo) porém em servidores esta console somente texto é normalmente a ÚNICA interface e não tem outro jeito de contornar os problemas de acentuação (dependendo da versão da distribuição utilizada).

e isto influencia nos arquivos que armazenamos nele e são visualizados por outras estações?

Não. Isso influencia como os caracteres são vistos POR ELE, seja no monitor dele ou por SSH.

Em 18/06/07, *Edmundo Valle Neto* <edmundo.valle@terra.com.br <mailto:edmundo.valle@terra.com.br>> escreveu:

    Felipe Augusto van de Wiel (faw) escreveu:

> [...]
    Se faço

    >       Usar UTF-8, o Samba é UTF-8 por padrão. Além disso, configurar
    > o seus sistema de arquivos pra suportar UTF-8 e ter os locales
    também
    > configurados de acordo. Finalmente, usar o convmv para converter os
    > nomes dos arquivos para UTF-8.
    >

    >       Abraço,
    >
    > - --
    > Felipe Augusto van de Wiel (faw)
    > "Debian. Freedom to code. Code to freedom!"

    Também acho que o ideal é utilizar UTF-8. Porém dependendo da
    versão do
    Debian utilizada a console somente texto não acentua, ou seja,
    utilizar
    UTF-8 em servidores (que obviamente não têm interface gráfica) não
    é lá
    muito agradável quando você têm que acessar trocentos diretórios
    acentuados ou recuperar backups, além de bagunçar alguns caracteres de
    aplicações com interface ncurses como o midnight commander (isso
    acontece no Sarge e não sei qual o estado disso no Etch). No
    Ubuntu sei
    que o suporte a UTF-8 na console somente texto começou a funcionar de
    forma adequada com caracteres e acentuação para o Português somente a
    partir do Edgy Eft (6.10).

    Mas, se você quiser continuar utilizando ISO8859-1 você pode
    utilizar as
    opções "iocharset=iso8859-1,codepage=cp850" (se você estiver usando o
    smbmount) ou somente "iocharset=iso8859-1" (se você estiver usando o
    mount.cifs) na montagem.

    Atenciosamente.

    Edmundo Valle Neto