Atualizando de Sarge para Etch via #apt-get dist-upgrade?

Olá pessoal... Vou relatar um problema estranho após eu ter atualizado para etch.

É a segunda vez que atualizo meu "sarge" para "etch" utilizando:
# apt-get dist-upgrade... e o mesmo problema acontece.
Ou seja, após todas as atualizações feitas parece tudo ok..., e se eu der um:
# startx antes de reiniciar a máquina..., ele entra normalmente no ambiente desktop. Porém se eu reinicio a máquina ele dá problema no X, e não tem mais geito de entrar no desktop... (estranho).
Bom, sendo assim..., tento reconfigurar o X, com #dpkg-reconfigure xseerver-xorg
mas, mesmo assim não dá certo...
Um fato interessante é que dá primeira vez que isso aconteceu, fiquei insistindo em várias configurações diferentes do xserver-xorg, até que quando modifiquei o tipo de mouse, deu certo, porém acabou entrando sem mouse no X...

Isso é estranho..., e se alguém souber a causa disto será interessante.