[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

RES: Proxy Messenger



Só colaborando com meus dois centavos.

 

Segunda feira eu comecei a testar o Openfire(1), antigo wildfire, que utiliza o protocolo XMPP. Achei ele extremamente eficiente e com uns recursos bem interessantes. Não tive qualquer problema muito grande a não ser o fato de ter esquecido de instalar o JRE. De resto, tudo é muito fácil de se configurar.

 

Além disso, tava testando os “clients” para o Openfire, primeiramente utilizei o Pidgin(2). No geral funcionou muito bem, porém tive problemas com a transferência de arquivos. Logo em seguida testei o Spark(3). Adorei o spark, simples, prático e funcional. A chamada de voz foi feita corretamente e a transferência de arquivos também. Resolvi adotá-lo.

 

Estou agora estudando a integração do Openfire com o Active Directory além de testá-lo também com banco de dados externo. Assim que tiver maiores detalhes eu posto aqui.

 

Links:

1 - http://www.igniterealtime.org/projects/openfire/index.jsp

2 - http://pidgin.im/pidgin/home/

3 - http://www.igniterealtime.org/projects/spark/index.jsp

 

De: Anderson Kaiser [mailto:alpkaiser@gmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 13 de junho de 2007 08:01
Para: Lista Debian (BR)
Assunto: Proxy Messenger

 

 

Em 13/06/07, Paulo de Souza Lima <paulocwb2003@yahoo.com.br > escreveu:

 

Para isso você vai precisar ter seu próprio servidor de mensagens instantâneas
na rede local e bloquear o acesso total ao msn.



Já que o paulo citou essa possibilidade, gostaria de relatar um Case aqui da empresa. Quando comecei aqui, o MSN era liberado para todo mundo, pois ninguém nunca havia encontrado uma solução melhor para a comunicação interna do pessoal (imaginem que ótimos profissionais de TI tinha a empresa). Pesquisando por uma solução, pensei em pegar o código fonte de algum IM e adaptá-lo à minha necessidade utilizando, talvés, um protocolo jabber etc.

Foi quando descobri um programa que atendeu minha necessidade, não precisei editar uma linha de código, e consegui eliminar o MSN, só deixando esse Im para o pessoal da empresa e montei isso em um servidorzinho Linux fulero.

Dê uma olhada aqui: http://www.igniterealtime.org/

Espero que ajude, e qualquer dúvida, só mandar.

PS: Funciona tanto em servidores Linux como se pode montar em servidores Windows. Meu Beta-Teste fiz em um pc com windows XP professional. Depois só copiei algumas configurações.

 

Paulo de Souza Lima
Curitiba/PR
Linux User 432358



--
Anderson Kaiser
alpkaiser@gmail.com
Linux User #: 426240
1011 10000011000100100110010000011000


Reply to: