Re: Fwd: Fwd: Linguagem de programação

Tiago,

Delphi é um ambiente de desenvolvimento completo, estilo visual,  baseado na linguagem Pascal que foi desenvolvido pela Borland para o  Windows. É considerado uma referência de IDE e chegou a ser portada para o Linux através do projeto Kilix, que infelizmente não caminhou, até onde eu sei.

Com relação ao QtDesigner, temos também o Glade que permite a criação das interfaces gráficas para serem "coladas" a um código C, C++ e Python(http://www.linuxjournal.com/article/7421 ).

1 Abraço,
Luiz Guilherme

On 6/7/07, Tiago Saboga <tiagosaboga@terra.com.br> wrote:
On Thu, Jun 07, 2007 at 03:11:04PM -0300, Luiz Guilherme Aldabalde wrote:
> 2. IDE
> Quanto a interface de desenvolvimento, para o Python, ainda não existe uma
> ferramenta madura que permita fazer da mesma forma que o Delphi uma
> programação visual direta da aplicação. Porém, se este não for o seu
> caso
> temos o KomodoEdit, Eric, Boa, SCite, emacs entre outros.

Não conheço o Delphi, mas fiquei impressionado com a facilidade de uso
do qtdesigner para aplicativos python. Definitivamente não é um ide,
já que todo o código python terá que ser feito fora, mas a interface
gráfica é toda projetada graficamente. Vale a pena dar uma olhada (as
interfaces python estão nos pacotes pyqt e pykde).

Tiago.