Re: Bloqueando orkut ( A SAGA)]

Em Quinta 31 Maio 2007 14:26, Rúben Lício escreveu:

> Alexandre,
>
> Fiquei intessado em como isso funciona.
> Eu entendo que a empresa precise de funcionários mais focados, porém,
> a distração é tão prejudicial quanto parece? Os ganhos com foco são
> maiores do que os com conhecimento adquirido da internet?
>
> Eu particularmente trabalho boa parte do meu tempo na internet
> pesquisando, tanto assuntos relacionados ao meu trabalho (programação
> C), quanto a outros de interesse pessoal. Se tivesse que reportar cada
> url que eu gostaria de visitar a um admin, meu trabalho seria muito
> [...]

Em uma universidade ou escola, acredito que este controle seria algo que
prejudicaria a função de pesquisa. Mas na maior parte das empresas, eu
acredito que seja necessário mesmo.
Aqui na escola adaptamos um cgi do squidguard no lugar da pagina de bloqueio,
contendo um formulário para ser utilizado em caso de solicitação de
desbloqueio, tudo devidamente inserido em um banco de dados e que são
analizadas pelos coordenadores automaticamente via emails disparados.
Analisamos os logs de pesquisa no google, cade, msnsearch, yahoo, e eu posso
dizer uma coisa: pelo menos o nivel das pesquisas melhorou e mto após um
controle extremamente rigido, pois passamos a monitorar as pesquisas e a
bloquea-las tbm. As campeãs de pesquisas eram as frases pornos, e nomes de
atrizes. Imediatamente apos a implementacao do controle, as campeas
eram "como enganar proxy", "como acessar orkut" , "proxytunnels" e afins. E
uns 2 a 3 meses depois, parece que os alunos se resignaram e resolveram
estudar.

Contra funcionários de uma empresa,vc usa a CLT e o RH. Contra alunos de
escola pública, não tem jeito, é monitoramento constante. Pelo menos é a
minha opinião pessoal.

Meus 2 centavos.
[ ]s, henry