Re: Como exigir que se logue primeiro com usuário comum antes de logar como root?

vamos lá.
eu faria assim

usuária o Pam.

A minha idéia é bloquear o login de root na máquina OK? para sempre.
Então apartir de agora somente  com SU.
No caso um invasor teria que saber 2 senhas, já dificulta.

edite o arquivo /etc/security/time.conf e adicione a linha
         login;*;root;!Al0000-2400
login = modulo do pam
* = tudo ou seja tty1 ao 12 e shh tudo.
root = é o usuário root.
!Al0000-2400 = Quer dizer todos os dias todos anos, todo horário, só que tem o "!" então é negação;

edite o outro arquivo o /etc/pam.d/login adicione a linha(as vezes ja tem)
           account    requisite  pam_time.so
Neste estamos falando para serviços de accout requisitar o time(time.conf)
edite outro o arquivo o /etc/pam.d/su
           auth       required   pam_wheel.so group=admins
Neste estamos falando que só o grupo=admins pode usar o comando su.

Então mude o seu usuário para o grupo admins, primeiro crie o grupo
           addgroup admins
Depois mude gpasswd -a seu_usuário admins

Pronto só os usuários que estao no grupo admins poderão usar o su - para se logar.

Uma dica é criar o grupo com outro nome, tipo um "sndaudio", dificulta mais ainda uma invasao.

Eu uso sempre essa técnica em todos os meus linux que tenho espalhado por ae, a pessoa tem q passar por 2 senhas pra poder ter acesso ao sistema.

On 5/30/07, Krishnamurti L. L. V. Nunes <krishnalelis@gmail.com> wrote:
Em 30/05/07, Darley Rovaris da Silva<darleyrs@hotmail.com> escreveu:

>  Pessoal, gostaria de saber como exigir que se logue primeiro com usuário
> comum antes de logar como root?
> Grato!
>
>  .''`. Darley Rovaris da Silva : :' : Téc. Laboratório - UNESP `. `'` User
> Linux: #435590 `-

Darley,

A resposta do Fabio se aplica se você estiver querendo bloquear o
acesso remoto do usuário root, através da rede. Não impede que o root
logue diretamente no ambiente gráfico ou nos consoles da máquina.

Se for o primeiro caso, o GDM tem um configurador que pode ser
encontrado no menu Desktop->Administração->Janela de início de sessão.
Vá à aba Segurança e DESMARQUE a opção:
"Permitir início de sessão do administrador"

Se o gerenciador for o KDM ou outro, também há opções semelhantes.

Para impedir que o root logue nos termiais (consoles), comente ou
deixe totalmente vazio o arquivo  /etc/securetty. Esse arquivo diz em
que consoles o root pode fazer login.

--
Krishnamurti Lelis Lima Vieira Nunes

--