Re: Repositório ftp.br.debian.org

On 05/26/2007 08:28 PM, Renato S. Yamane wrote:

> POP para mim é um provedor de internet :-)
> <www.pop.com.br>

	POPs são os Pontos de Presença da RNP espalhados pelo
Brasil, há um por estado. Normalmente os POPs estão dentro de
Universidades, eles foram responsáveis por boa parte da
disseminação da Internet no Brasil.

	Normalmente um POP está *muito* bem conectado, tem um
backbone de alta velocidade e costuma ser responsável por uma
grande parte do roteamento de pacotes em algumas cidades e em
alguns estados.

	O ftp.br.debian.org é administrado pelo departamento
de Informática da UFPR, há alguns anos eles tem ampliado a
estrutura de espelhos abrigando também o Ubuntu e mais
recentemente o SourceForge através do [1]C3SL.

 1. http://www.c3sl.ufpr.br

	Vários problemas aconteceram após a entrada do Source
Forge, o tráfego é muito alto, o espelho é muito grande e
dinâmico e, recentemente, a estrutura física do Campus (Centro
Politécnico) tem passado por mudanças que vez por outra cortam
o fornecimento de energia, embora a maioria dos serviços
permaneçam operantes, alguns pontos de passagem (HUBs, Switches
e/ou Roteadores são afetados e derrubam o acesso externo).

	Há algum tempo há planos para tentar levantar um
segundo espelho oficial, no entanto são necessário diversos
recursos físicos para que isso aconteça e ainda não foi
possível. De tempos em tempos os espelhos todos hospedados na
UFPR sofrem até que seja possível solucionar o problema, há
um tempo atrás foi falta de disco, depois o gargalo foram as
placas de rede (trocadas pro Gbit).

	Por hora, o melhor talvez seja optar por um outro
espelho disponível, ainda que ele não tenha o "alias"
br.debian.org, eles costumam disponibilizar um bom acesso
(Unicamp, USP e outros POPs).

	Em tempo, ftp.debian.org não é o espelho oficial,
ele é mantido por questões históricas e é uma entrada de
DNS com "Round Robin" para diversos espelhos do tipo
Push-Primary.

  http://www.debian.org/mirrors/ftpmirror.pt.html#wherefrom

	Abraço,

- --