Re: Comportamento estranho do aptitude

	Bem, eu sempre verefico se meu sistema tem alguma dependência não
satisfeita usando esse comando "aptitude -f install" e só tenho
problemas se tem alguma coisa quebrada, eu uso unstable. Fiz um teste
aqui, vou usar o pacote do emacs-snapshot no teste
# aptitude install emacs-snapshot
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
Lendo informações estendidas de estado
Inicializando estados de pacotes... Pronto
Lendo descrições de tarefas... Pronto
Construindo a base de dados... Pronto
Os NOVOS pacotes a seguir serão automaticamente instalados:
  emacs-snapshot-bin-common emacs-snapshot-common
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  emacs-snapshot emacs-snapshot-bin-common emacs-snapshot-common
0 pacotes atualizados, 3 novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não
atualizados.
É preciso obter 1971kB/21,3MB de arquivos. Depois do desempacotamento,
64,1MB serão usados.
Você deseja continuar? [Y/n/?]
Gravando informações estendidas de estado... Pronto

E cancelei o download. Então fiz o comando aptitude -f install
# aptitude -f install
[...]

Cancelei e entrei no modo "gráfico" do aptitude e apertei g, o aptitude
diz que precisa instalar os pacotes emacs-snapshot
emacs-snapshot-bin-common emacs-snapshot-common, e noto que o pacote
emacs-snapshot fica marcado com um pi e os outros dois com um piA por
serem dependências.

Saindo do aptitude, novamente digito em linha de comando aptitude -f
install mas agora cancelo a instalação do emacs-snapshot, veja:
# aptitude -f install
[...]
Você deseja continuar? [Y/n/?] - emacs-snapshot
Nenhum pacote será instalado, atualizado ou removido.
0 pacotes atualizados, 0 novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não
atualizados.
É preciso obter 0B de arquivos. Depois do desempacotamento, 0B serão
usados.
Você deseja continuar? [Y/n/?]
Gravando informações estendidas de estado... Pronto

Pronto, se eu de novamente um aptitude -f install nada acontece. Depois
que aprendi isso, vi que o aptitude é superior ao apt-get e então passei
a usá-lo.

Desculpa o post comprido e espero ter ajudado.
Abraço.
Fabiano.