Re: ordem das entradas http_access no squid

Olá já tive problemas parecidos e realmente conforme afirmado a ordem das acl não importa no resultado final do squid
No entanto a ordem das http_access sim. Fique atento a elas e analise linha após linha para ver o que acontece.

Então vamos lá

On 05/11/2007 04:51 PM, Fábio Rabelo wrote:
> Boa tarde a todos ...
> Estou com um pequeno problema no squid ( squid 3, debian Etch ) q
> acredito seja um erro conceitual de minha parte ...
>
> Minhas acls aparentemente estão ok, e até onde eu pude verificar na
> documentação a ordem das acls não interferem no funcionamento, correto ?

        Correto, a ACL você pode definir em qualquer ordem, a ordem
do http_access influencia.

> A acl referente ao problema está assim :
>
> acl palavras_proibidas url_regex -i "/etc/squid3/acl/palavras_proibidas"

VAMOS ANALISAR O QUE ACONTECE LINHA A LINHA

> http_access allow manager localhost
AQUI VC DIZ Q O manager e o localhost (computador com squid tem acesso total

> http_access deny palavras_proibidas
AQUI VC nega o acesso as urls q contem alguma das palavras definidas no arquivo /etc/squid3/acl/palavras_proibidas
 Como consequencia qualquer computador da local_network rede local que quiser fazer acesso a um dos sites bloqueados terá o acesso negado

> http_access allow local_network
AQUI VC DIZ q local_network sua rede local e todos os computadores tem acesso total a Internet e simplesmente ignora o bloqueio pela acl palavras proibidas

> http_access deny manager
aqui tudo certo

> http_access deny !Safe_ports
aqui tambem ta certo

> http_access deny CONNECT !SSL_ports
certo...

> Porém o acesso ao orkut não está bloqueado ...

        Você tentou colocar um '.' antes e depois?

                .*orkut*.
                .*orcut*.

quanto a sintaxe orkut ou orcut não deve mudar nada se vc bloquear orkut e a pessoa entrar digitando orcut será igualmente bloqueado independente da palavra orcut estar em "palavras_proibidas" ou não pois qdo se digita www.orcut.com ele redireciona para www.orkut.com listar as duas é criar redundancia

Não esqueça de salvar o squid.conf e do comando

                squid -k reconfigure

Atenciosamente
Alexandre Cristiano Heck