Dicas para backup

Bom dia.

Pessoal tenho um servidor de arquivos ao qual estou tendo problemas com a rotina de backup.

O que preciso é basicamente o seguinte. Em meu servidor de arquivos possuo arquivos compartilhados em umas pasta que nome de /compart/* e a de usuários do sistema /home/* e preciso fazer o backup remoto destas em um outro servidor local. Estas pastas possuem 20GB e 5GB respectivamente.

Estive tenta realizar com o comando bzip2, mas o backup começava a noite e no outro dia ainda não tinha terminado (o backup era finalizado somente apos o almoço)

tar jxvpf /destino.tar.bz2 /oritem-backup

Por isso revolvi somente juntar os arquivos com tar e compacta-lo no servidor de backup para que a rotina fique mais rapida. Utilizei o comando

tar cpvf /destino.tar /origem-backup

Porém quando é realizado o backup da pasta /var (estou fazendo de alguns arquivos de configuração tbm como /etc/) o sistema criou um arquivo (var.tar) no servidor remoto por nfs até esgotar o espaço em seu disco. Foi como se o processo de compactação ficasse em looping até que se esgotou o espaço em disco, criando o arquivo tar com uns 60 GB.

Quem pode me indicar a melhor forma de realizar o backup destas pastas compartilhandas e arquivos de sistemas como /etc/, /var salvando isto em um servidor remoto (na propria rede local)... seria com estes conjunto de comando mesmo? tar e bzip?

Obrigado
fernando faria